9.30.2007

Pão Nosso de cada dia


Há algumas semanas, o padre do meu colégio(querido e saudoso Santo Inácio) veio jantar aqui em casa. Ele foi orientador espiritual de minha mãe na época de encontros de jovens na década de 70. Foi interressante escutar histórias daquela época, de como as pessoas eram mais- mais batalhadoras, mais crentes de uma sociedade melhor, mais amigas e humanas nas causas pelos desfavorecidos, enfim, talvez seja apenas uma visão romântica de uma jovem dos anos 90/2000 que não tem a mínima gana de ir atrás de uma posição política e se conforma em lamentar. Mas, vamos a aquilo que nos interessa: Comida! Para o padre, não poderia faltar pão e vinho, lógico que passei dias formulando o menu porém, como minha vida anda muito ingrata em relação a horários, só fiz esse pão(MARAVILHOSO por sinal) e servi , pastas, queijos, uma sopa de abóbora com gorgonzola(um dia posto a receita, soon, prometo) e quiche mista. Enjoy it! lembrando sempre da importância dos cereais integrais para um bom funcionamento do intestino e para redução do índice glicêmico.



Pão de cereais
230 ml de água

1 cc de sal

2 cc de açucar, açucar mascavo ou mel(mel é muito melhor, JURO!)

1 cs de manteiga

3 cc de leite em pó

350 gr farinha bio (não muito refinada)

Fermento de padeiro ou Fleishman

50 gr de flocos de aveia, trigo, cevada, arroz e centeio, sementes de gergelim e de linhaça(estes ingredientes podem ser tostados com um pouco de azeite de oliva e sal, e esfriados antes de serem incorporados à mistura).


Modo de Preparo:

Misture bem os ingredientes sem que o sal toque diretamente o fermento. Deixe crescer em lugar aquecido e protegido até dobrar de volume (30 minutos). Estenda a massa em forma de quadrado, vá juntando os cantos em direção ao centro até formar uma bola. Vire o pão sobre uma assadeira untada e deixe aumentar o volume mais uma vez (40 minutos). Coloque uma forma ou tijela pequena em pirex, com água, dentro do forno já aquecido. Faça cortes cruzados sobre o pão e ponha para assar a 220/240°C durante 30 a 40 minutos na parte central do forno.

9.25.2007

Menu!

Menu dos tempos dos reis franceses. Detalhe nos desenhos que eram feitos DIARIAMENTE e na quantidade de opções.

9.24.2007

Desejo do dia..ou será da semana?


Do dia 2 a 15 de setembro deste anos, São Paulo(lógico!!) irá promover a São Paulo restaurant week (http://www.restaurantweek.com.br/) nela, vários restaurantes bacanas irão montar um menu degustação a um preço descente em pró do Ação Criança. Aos que lá habitam, fica a dica aos que como eu não tem chances de ir, fica a vontade. =) Muito legal essa iniciativa, tanto da parte gastronomica($$$) quanto social. Parabéns aos organizadores!

9.20.2007

Para Viver um Grande Amor

Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.
Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for.
Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.
Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.
Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô — para viver um grande amor.
Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.
É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor.
Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?
Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.
É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor.Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva oscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor.


Vinicius de Moraes

9.19.2007

Sem açúcar e sem afeto


Esse mês , minha revista favorita - TPM- publicou na capa, uma reportagem sobre a minha área!! Nela, Carol Sganzerla e Nina Lemos falam de como as mulheres estão perdendo literalmente o tesão pela comida pelo simples fato de achar que ser mais magra é ser mais saudável. Ora bolas veja eu por exemplo: como ex gordinha e nutricionista procuro sempre optar por opções mais saudáveis mas, jamais vou abrir mão do meu chocolate noturno nem do toddy de manhã em leite integral, muito menos de mate com açúcar! porém, sempre tento moderar em outras coisas que eu não sou tããããão fã. como fritura, doces de creme e carne vermelha, por exemplo. E, como profissional indico isso para as pessoas, que procurem priorizar o que gostam e deixar para de vez em quando as coisas mais ou menos. =)

9.17.2007

Sabor de altar

Domingo foi o dia do jantar de madrinhas e padrinhos da minha grande amiga Biba. Muito orgulho dessa minha amiguinha que acompanhou exatamente toda a minha vida. dúvidas, amores, tudo tudo mesmo e, melhor ainda, me apoiou em todas as decisões sejam certas ou não. O cardápio variou entre petiscos e entradas árabes( hommus tahine, kibe cru, babaganoush etc) a uma variedade de quiches deliciosas. inclusive uma de queijo com alho poró light em minha homenagem! =) será que é pela minha forma redondinha??? Enfim, deixo a receita e a foto do grupo completo!

Ingredientes
Massa- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo- 2 colheres (sopa) de margarina light- sal a gosto
Recheio- 2 ovos- 100 g de queijo cottage- 3/4 xícara (chá) de alho poró fatiado - a parte branca- 3 colheres das de sopa de creme de leite light- 1 colher (sopa) de margarina light- sal e noz moscada a gosto

Modo de Preparo
Massa: misture todos os ingredientes e abra nas forminhas, furando com um garfo no fundo. Recheio: corte o alho poró em rodelas finas, refogue-o na margarina até dourar, bata no liquidificador os ovos, o creme de leite, sal e noz moscada. Misture todos os ingredientes e coloque por cima da massa, leve ao forno e asse até dourar.

Cores paulistanas


Viajar é bom.Mas, muitas vezes por questões maiores($$$) deixamos de aproveitar uma das melhores coisas da vida que é comer. Agora viajar e comer bem e barato é outra história. São Paulo é conhecida por sua cultura gastronomica(afinal, já que não tem mar, vamos ao bar!um bom conceito!) riquissima. lá encontra-se tudo de qualquer lugar do mundo que já pisou por este país. Vou confessar que tinha um certo preconceito com os paulistas, eu os achava fechados e meio metidos, até que conheci um menino no busão saindo do aeroporto que fazia gastronomia(!!!!) por lá e, me deu dicas PRECIOSAS! que quero guardar para sempre no meu caderninho de recordações que se chama : zona cerealista. Fica exatamente ao lado do mercadão municipal-que também é um progamão em Sampa - e lá pode-se encontrar todo tipo de especiaria e condimento. De mais mesmo. Quanto ao mercado municipal, vale lembrar que sempre é válida a opção de comer bacalhau(seja no pastel seja no bolinho). Ambos com 200g de puro bacalhau, divinamente temperado e desfiado de modo que não se encontra nenhuma espinha. Prometo postar as fotos assim que chegarem em minhas mãos!

9.14.2007

Sentidos Aguçados

cores vivas, pastel, de alfajor argentino, presunto royal, bijoux lindas, camelôs, cuscuz,quentão, pizza com azeite e sem catchup, churrasco bem feito. é... chegou o dia de ir para São Paulo!!! Mercado Municipal, 25 de março, oscar freire, peter pan, família... tudo de bom mesmo
Oba! voltarei com novidades!

metida a besta!

Era uma vez um desejo, que virou uma vontade e depois uma realidade.
Yes, eu também posso dizer que tenho uma coluna! Muito chique,hein?? Orgulho de Guaxupé!! hehehehe
Enjoy, babies...


http://malaguetacomunicacao.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=569&sid=22

9.13.2007

Tudo acaba em...

Em homenagem ao nosso senado que absolveu o ladrão do Renan Calheiros ontem....


PIZZA

Ingredientes
Massa:
-3 copos de trigo
-2 tabletes de fermento para pão
-1/2 copo de óleo
-1 copo de água morna
-sal a gosto
Recheio:
-1 copo de molho para pizza
-queijo mussarela para ralar
-1/2 lata de milho
-calabresa
Modo de Preparo
Massa:
Junte a água morna, com o fermento, o óleo, o açúcar, o sal e
apenas 1 copo de trigo. Bata no liquidificador. Em uma tigela
grande, junte o que foi batido com 2 copos de trigo. Mexa até
desgrudar dos dedos. Deixe descansar por meia hora, ou até dobrar
de volume. Abra a massa nos tabuleiros e coloque nas formas, leve
ao forno para um pré-assamento. Quando estiver pré-assado, retire
do forno e recheie.
Recheio:
Corte a calabresa em rodelas finas e frite, rale o queijo e
reserve-os.
Coloque na massa pré-assada o molho para pizza, o queijo que foi
ralado, o milho e a calabresa. Coloque no forno para terminar de
assar.

9.11.2007

Lista!

Bom: Sopa no inverno e salada caprichada no verão
Muito bom: castanha de cajú, do pará com damasco
Ótimo: pão quente da padaria
Irresistível: queijo com geléia
Compulsivo: jujuba
Sei que não presta, mas amo: pipoca rosa
Até tenho vontade, mas não tenho coragem: kibe crú
A pior coisa que já comi:Buchada Nordestina
Cai bem a qualquer hora: salada de frutas com granola
Até como, mas não gosto muito: creme de leite
Não suporto: Abóbora e maionese
Na minha cozinha, nem pensar: fritura
Faço, gosto, mas tenho nojo de preparar: carne vermelha (argh, o cheiro de sangue é ruim)
Aprendi a gostar de: sashimis e sushis
Eu amo, mas muita gente odeia: quiabo babento
O mais fácil de fazer: bruschetta, mousse de chocolate
O mais difícil de fazer: massa fresca
O mais prazeroso de fazer: kibe e esfihas e toda a sua história
O prato mais bonito que já fiz: Vaca Atolada
Quero fazer um dia: bem casados
Ingrediente básico: Ovos e queijo
Ingrediente insubstituível: azeite
Gostaria de provar, mas tá difícil: Trufas, Champagne Cristal,
A(s) melhor(es) bebida(s): água de coco e caipirinha bem feita
Lembra a infância: Forrobodó, rosca, carne moída.
Comi tanto que enjoei: madeleines e palmier. Comi mto na época da pâtisserie Guimas Salivo só de imaginar: tabletão de 500g de chocolate ao leite Nestlé, hammus tahine da vó!
Minha especialidade: brigadeiro, risotos e , por incrível que parece carne de porco
Tempero básico: sal e alho
Tempero mágico: ervas(alecrim, manjerona, manjericão etc..) e cardamomo
Sabor mais exótico que já provei: anis em bala, bebida e comida!
O cheiro é melhor que o gosto: churrasco
O melhor perfume: café
Filme legal relacionado à comida: Como água para chocolate

Shaná Tová!!!

A culinária Judaica sempre fez parte da minha vida já que a melhor amiga da minha mãe é judia e melhor ainda, tem uma delicatessen só daqueles quitudes. Ou seja, engordar pouco é bobagem!!! Lembro de comer loucamente língua de boi com um molhinho deli deli, só depois de anos que fui descobrir o que realmente era aquela carninha crocante.
Hoje no final da tarde começa o Rosh Hashaná que é comemorado no primeiro dia do ano judaico, portanto no calendário cristão acontece sempre em uma data diferente mas, quase sempre em setembro. Na ocasião, além da entrada no novo ano, celebra-se a criação de Adão e Eva e o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias em preparação para o Yom Kipur, o “Dia do perdão”. A celebração começa ao anoitecer e é marcada por um banquete muito rico(Esse ano irei a casa do Felipe me fartar!!). É costume comer certos alimentos representativos durante o Rosh Hashaná, como maçãs com mel para um ano doce e a challah, que simboliza a natureza cíclica da vida e a esperança. Deixo aqui a receita da compota de maçã que é simples de fazer e, vale a pena, não acham??

COMPOTA DE MAÇÃ
INGREDIENTES:1kg de maçã vermelha sem casca e sementesSuco de 1 limão3 xícaras de chá de açúcar1 xícara de chá de água3 colheres de sopa de água de rosas
MODO DE PREPARO:
Corte cada maçã ao meio e coloque num recipiente com água gelada e o suco de limão. Faça uma calda rala com as 3 xícaras de água e o açúcar, 10 a 15 minutos de fervura. Seque as maçãs e cozinhe-as por 20 minutos na calda ou até amaciar. Adicione a água de rosas, coloque tudo numa compoteira, deixe esfriar e sirva.

9.10.2007

Fondue


Quando pensamos em Serra diretamente associamos a frio, lareira,comilança, cobertor, carinho e ... fondue!!! Nesse feriado, fomos para Itaipava, deli- deli,não? Pousadinha gostosa com direito a banheira de hidromassagem e champagne!! CHIQUERESSSSSÍMO! Além disso, eles ofereceram fondues que, infelizmente estavam péssimos . uma pena mesmo pq o lugar era todo romantiquinho. Aqui está então, um breve histórico do fondue que pegeui na wikpedia.


HISTÓRICO

A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas dever-se-á situar na região de Jura/Savoie, na fronteira Franco-Suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.
Contrariamente à crença popular, não terá sido inventado por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas. Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue terá sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.
Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suiça.A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.


E a receita é um misto de queijos suiços fortes junto com o Kirsh que é uma bebbida de lá também. Certa vez, uma menina do CISV suiça, me ensinou a quebrar um ovo no final do fondue de queijo e deixar fritar . PERFEITO, vale experimentar!



FONDUE DE QUEIJO:


Ingredientes
- 250g de queijo Gruyère
- 250g de queijo Vacherin
- 1 dente de alho
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 cálice de aguardente de cereja
- 3/4 de um copo de vinho branco seco


Modo de Preparar
Passar o alho nos lados e fundo da panela. Ralar os queijos em tiras grossas e juntar a aguardente de cereja e o vinho branco com o amido de milho dissolvido. Acrescentar a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), iniciar o processo de fundir a massa até que a mesma esteja homogênea e, na temperatura ideal para ser degustada. No caso de utilização da panela de vidro, você poderá usar o microondas, usando a potência alta por 2min.

9.05.2007

Salada de lulas


Quem me conhece bem, sabe da minha loucura por saladas diferentes. Quando fiz o curso de gastronomia, tive aula com o Marcos Sodré (http://www.sawasdee.com.br/), que tem um restaurante maravilhoso em Búzios. Vale a pena conferir! Tudo lá vale a pena, atendimento, bebida, sobremesa, tudo mesmo. Então, como primeira receita desse blog coloco uma salada de lulas que o diferencial está nos temperos thai, que são facilmente encontrados na Daruma em Laranjeiras. A foto, para variar, será de site de busca mesmo visto que só farei a aquisição da minha máquina fotografica cor de rosa linda semana que vem (IUPIIIIIII!!), quando for para São Paulo ver a tia.


Salada de lulas


Lulas limpas e abertas, fazer cortes desenhando diagonais no lado externo, cortá-las em retangulos e branqueá-las

Pilão: raiz de coentro, alho e pimenta dedo-de-moça (Como não tenho pilão, fiz no bowl mesmo e na ponta da faca)

Misturar com:
Galangal (picado)
Molho de ostras
Curry
Hondashi
Cebola roxa
Açúcar (para tirar a acidez)


Broto de feijão
Hortelã fatiada
Coentro (folhas) fatiada
Manga em tiras


Molho
Suco de limão
Nampla (colocar lentamente)
Açúcar

9.04.2007

Todo homem que come até a indigestão ou se embriaga corre o risco de ser cortado da lista dos gastrônomos

Ontem, começou o curso de gastronomia e design da PUC que estou fazendo junto com outras meninas da UNIRIO. Como sempre, só tem mulher no curso, e como assim os homens são ainda considerados os melhores entendedores de cozinha???? Lógico que mulher que faz curso de gastronomia para faszer empadão de camarão para o marido não conta,né? Mulheres como eu é que vieram para mostrar a que viemos. =)
O professor que deu aula foi o que traduziu a "bíblia" gastronômica - A Fisiologia do Gosto- de B. Savarin, é incrível como existem pessoas que conseguem transmitir a paixão do que fazem. A maneira de como ele fala de toda a história da gastronomia desde os tempos paleolíticos, passando pela criação do restaurante, fatos de reis e rainhas europeus, gastrônomos de carteirinha chegando no dias de hoje, é encantadora. Espero sinceramente, poder trazer aqui, um pouco desse conhecimento e vida dessas pessoas. E, para começar, deixo de título uma frase do Savarin que nos mostra a importância de pensar no que se leva a boca para nunca, comer gato por lebre. ou seria o contrário??

9.03.2007

Club Chocolate


A visita do fim de semana foi ao reformado club chocolate no fashion mall. É incrível que se mantiveram as coisas boas, como o couvert maravilhoso( amêndoas torradas no ponto perfeito e batatas fritas divinamente crocantes) e inovaram nos clássicos- o croque monsieur não está enxurrado de molho branco como o antigo. Além disso, nada como ser recepcionada com uma taça de um rosé francês. E para completar com o clima friozinho, a chuva fina um delicioso café Moka. Uma pena que o famoso chá de Jasmim estava em falta.
Ps: A foto é do restaurante de São Paulo, não encontrei o do Rio.

Sua alimentação te escraviza ou te liberta?

A escravidão de que falo não é aquela que esteve presente durante boa parte da história de diversas civilizações. A que me refiro é ao regime imposto pela atual sociedade de sermos magros a qualquer custo mesmo que isso possa trazer malefícios. As pessoas querem ser magras para serem aceitas e, várias delas não se importam com o meio que precisam percorrer para atingir esse objetivo. Prova disso é que nosso país ocupa o segundo lugar em número de cirurgias plásticas e de remédios para emagrecer. Muitas vezes, parece que se não seguimos esses padrões seremos eternamente discriminados. Com freqüência lançam-se best-sellers com dietas revolucionárias, que prometem perdas enormes em curto espaço de tempo. O que muitas vezes fica esquecido é da real importância de hábitos saudáveis na rotina. O equilíbrio dos alimentos na hora das refeições traz inúmeros benefícios para a vida: Quem come bem, dorme bem, tem mais disposição para o trabalho, tem uma pele bonita, melhora o humor, enfim, vive melhor. Não estou falando para deixar de lado para sempre a caixa de bombons, por exemplo. O que digo é que, não pode ser uma rotina o exagero e sim o dia-a-dia deve se basear em alimentos coloridos e saudáveis, com vida e, os caprichos devem ficar para dias especiais. Para dosar bem isso, é preciso ser persistente e não impulsivo. As emoções devem ficar apenas na nossa cabeça e coração, não no prato. Isso não significa que tudo que comemos devemos calcular as calorias, isso só deixará você mais paranóico e não mais magro. Ao começar a prestar atenção ao que leva a boca pouco a pouco, sentirá uma pequena diferença e daí sim, poderá sentir o gostinho da liberdade. Uma boa semana com pratos bem coloridos na sua mesa.