9.11.2007

Shaná Tová!!!

A culinária Judaica sempre fez parte da minha vida já que a melhor amiga da minha mãe é judia e melhor ainda, tem uma delicatessen só daqueles quitudes. Ou seja, engordar pouco é bobagem!!! Lembro de comer loucamente língua de boi com um molhinho deli deli, só depois de anos que fui descobrir o que realmente era aquela carninha crocante.
Hoje no final da tarde começa o Rosh Hashaná que é comemorado no primeiro dia do ano judaico, portanto no calendário cristão acontece sempre em uma data diferente mas, quase sempre em setembro. Na ocasião, além da entrada no novo ano, celebra-se a criação de Adão e Eva e o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias em preparação para o Yom Kipur, o “Dia do perdão”. A celebração começa ao anoitecer e é marcada por um banquete muito rico(Esse ano irei a casa do Felipe me fartar!!). É costume comer certos alimentos representativos durante o Rosh Hashaná, como maçãs com mel para um ano doce e a challah, que simboliza a natureza cíclica da vida e a esperança. Deixo aqui a receita da compota de maçã que é simples de fazer e, vale a pena, não acham??

COMPOTA DE MAÇÃ
INGREDIENTES:1kg de maçã vermelha sem casca e sementesSuco de 1 limão3 xícaras de chá de açúcar1 xícara de chá de água3 colheres de sopa de água de rosas
MODO DE PREPARO:
Corte cada maçã ao meio e coloque num recipiente com água gelada e o suco de limão. Faça uma calda rala com as 3 xícaras de água e o açúcar, 10 a 15 minutos de fervura. Seque as maçãs e cozinhe-as por 20 minutos na calda ou até amaciar. Adicione a água de rosas, coloque tudo numa compoteira, deixe esfriar e sirva.

Nenhum comentário: