9.30.2007

Pão Nosso de cada dia


Há algumas semanas, o padre do meu colégio(querido e saudoso Santo Inácio) veio jantar aqui em casa. Ele foi orientador espiritual de minha mãe na época de encontros de jovens na década de 70. Foi interressante escutar histórias daquela época, de como as pessoas eram mais- mais batalhadoras, mais crentes de uma sociedade melhor, mais amigas e humanas nas causas pelos desfavorecidos, enfim, talvez seja apenas uma visão romântica de uma jovem dos anos 90/2000 que não tem a mínima gana de ir atrás de uma posição política e se conforma em lamentar. Mas, vamos a aquilo que nos interessa: Comida! Para o padre, não poderia faltar pão e vinho, lógico que passei dias formulando o menu porém, como minha vida anda muito ingrata em relação a horários, só fiz esse pão(MARAVILHOSO por sinal) e servi , pastas, queijos, uma sopa de abóbora com gorgonzola(um dia posto a receita, soon, prometo) e quiche mista. Enjoy it! lembrando sempre da importância dos cereais integrais para um bom funcionamento do intestino e para redução do índice glicêmico.



Pão de cereais
230 ml de água

1 cc de sal

2 cc de açucar, açucar mascavo ou mel(mel é muito melhor, JURO!)

1 cs de manteiga

3 cc de leite em pó

350 gr farinha bio (não muito refinada)

Fermento de padeiro ou Fleishman

50 gr de flocos de aveia, trigo, cevada, arroz e centeio, sementes de gergelim e de linhaça(estes ingredientes podem ser tostados com um pouco de azeite de oliva e sal, e esfriados antes de serem incorporados à mistura).


Modo de Preparo:

Misture bem os ingredientes sem que o sal toque diretamente o fermento. Deixe crescer em lugar aquecido e protegido até dobrar de volume (30 minutos). Estenda a massa em forma de quadrado, vá juntando os cantos em direção ao centro até formar uma bola. Vire o pão sobre uma assadeira untada e deixe aumentar o volume mais uma vez (40 minutos). Coloque uma forma ou tijela pequena em pirex, com água, dentro do forno já aquecido. Faça cortes cruzados sobre o pão e ponha para assar a 220/240°C durante 30 a 40 minutos na parte central do forno.

Um comentário:

Olga disse...

Oi, Clarissa, vim visitar voc�. Meu Deus, que blog DELICIOSO!!!!
Quero um menu de reis pra minha vida...