9.10.2007

Fondue


Quando pensamos em Serra diretamente associamos a frio, lareira,comilança, cobertor, carinho e ... fondue!!! Nesse feriado, fomos para Itaipava, deli- deli,não? Pousadinha gostosa com direito a banheira de hidromassagem e champagne!! CHIQUERESSSSSÍMO! Além disso, eles ofereceram fondues que, infelizmente estavam péssimos . uma pena mesmo pq o lugar era todo romantiquinho. Aqui está então, um breve histórico do fondue que pegeui na wikpedia.


HISTÓRICO

A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas dever-se-á situar na região de Jura/Savoie, na fronteira Franco-Suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699.
Contrariamente à crença popular, não terá sido inventado por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas. Assim, durante os séculos XVIII e XIX a fondue terá sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.
Na década de 1950 a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram esta receita para suas casas. Até hoje, a preparação da fondue é considerada como uma "coisa de homem" na Suiça.A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.


E a receita é um misto de queijos suiços fortes junto com o Kirsh que é uma bebbida de lá também. Certa vez, uma menina do CISV suiça, me ensinou a quebrar um ovo no final do fondue de queijo e deixar fritar . PERFEITO, vale experimentar!



FONDUE DE QUEIJO:


Ingredientes
- 250g de queijo Gruyère
- 250g de queijo Vacherin
- 1 dente de alho
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 cálice de aguardente de cereja
- 3/4 de um copo de vinho branco seco


Modo de Preparar
Passar o alho nos lados e fundo da panela. Ralar os queijos em tiras grossas e juntar a aguardente de cereja e o vinho branco com o amido de milho dissolvido. Acrescentar a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), iniciar o processo de fundir a massa até que a mesma esteja homogênea e, na temperatura ideal para ser degustada. No caso de utilização da panela de vidro, você poderá usar o microondas, usando a potência alta por 2min.

Nenhum comentário: