6.30.2008

pé direito na semana



Para começar bem a semana vou dar uma dica que foi excelente para terminar com glamour a minha: Risoto com vinho. Parece simples, não? mas o glamour que me refiro, foi da garrafa maravilhosa que me despertou felicidade e emoção em algumas taças.

Não sou muito boa para harmonização, ou até mesmo para degustar mas, esse tenho que deixar registrado para voces essa: família Zuccardi, vinhos argentinos, um pouco caros aqui no Brasil (até por uma loja apenas ter exclusividade de importação), quando alguém viajar, já sabem o que pedir!

Ps do Mr Big:
Faça a sua receita de risoto favorita(no nosso caso de funghi porccini) com um pequeno detalhe: ao invés de usar um vinho qualquer para o cozimento, use uma taça do vinho que irá tomar. Faz toda a diferença...

Ainda mais com uma companhia que faz feliz...

é caipira sim senhô!

As festa juninas ou dos santos populares, como alguns preferem, são celebrações que vieram para o Brasil junto com os portugueses. A história diz que é uma festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Aqui no Brasil, durante todo o mês de junho, comemoramos os dias dos seguintes santos: Antônio, Pedro, Paulo e obviamente João. As nossas festas são basicamente inspiradas nos modelos nordestinos já que por ser uma região árida, nessa época de maiores chuvas, eles agradecem a São Pedro por molhar as terras e assim, colherem o milho. Por esse motivo, que ele é o ingrediente principal dos quitutes.


Canjica:


Ingredientes


-250g de canjica
-1 canela em pau
-1 colher de café de canela em pó
-1 coco duro e fresco ralado(compre na feira, eles ralam na hora se você quiser)
-1 punhado de cravo (sem a cabeça- dica Ana Maria Braga!)
-1 1/2 de leite integral de caixa
-1 lata de leite condensado
-açúcar a gosto


Deixe a canjica de molho de um dia para outro. Lave a canjica, coloque na panela de pressão com cerca de 2 litros de água, deixe ferver,tampe e cozinhe durante 40 minutos. Retire a pressão, e com a panela no fogo baixo, coloque o coco,as canelas, o cravo, o leite e o leite condensado. Mexa, prove ecoloque o açúcar ajustando ao seu gosto, cozinhe por cerca de 40minutos ou até a canjica engrossar e ficar bem macia para curtir sabor dos ingredientes, é importante que todos eles sejam destacados e ninguém deve prevalecer . Mexa algumas vezes durante o cozimento para não grudar no fundo da panela. Depois de tudo cozido, prove o caldo junto com o grão e veja se está bom de açúcar.


Uma dica gostosa: coloque amendoim moído e torrado na hora de servir. Fica muito mais gostoso(dica do Pedro!!)

6.23.2008

Aceita um cafezinho?


Para mim, falar de café, é falar da minha vida. Durante todo o período de escola e faculdade, ia a Guaxupé duas vezes ao ano para visitar meus avós e posteriormente, visitar meus tios. Quem conhece cidade do interior sabe bem a delícia que é. Eu e minha irmã, além de disso, tinhamos a vantagem de ser netas únicas e de ter um avô com uma fazenda gostosa e de primas que moravam na cidade. Nosso programa de férias era passar o dia na roça, tomando banho de açude, tirando o leite da vaca, andando no cafezal nas mulas do vô. Muitas vezes, a visita a fazenda das primas eram passeios sustentados a broas, roscas, biscoitos de soda e polvilho. Mas o passeio que mais gostava mesmo era ir a cooperativa com o vô, ele mostrava de como uma frutinha vermelha que não tem polpa e não é doce, consegue se transformar numa das bebidas mais gostosas do mundo. Ele nos exibia como troféus para as pessoas que lá trabalhavam (que na verdade são os primos ) e dizia: Olhem as filhas da Marina, elas são do Rio! E todo mundo pedia para a gente repetir: dois pastéis só para escutar o chiado do carioca. Meu avô não está mais aqui nem a fazenda Cruzeiro pertence mais aos Magalhães do Vale mas, o passeio ainda repetimos agora com meu tio Zé Luiz que agora conta de toda importancia socio cultural da frutinha para nosso país e para o sustento de uma cidade e de uma cooperativa que hoje é a maior do mundo. As histórias vão muito além dessa e só comecei a contar aqui porque com a chegada do inverno, a turma fica com medo da geada castigar a colheita e a vontade de aquecer o corpo com um café se torna mais que importante. Além disso, a cada xícara, parece que fico mais perto daquele tio fofo que estou com muitas saudades mas, que essas "férias" não vou poder ver...
ps da foto:´café Prima Qualitá no Rio de Janeiro!! Esse é no Hotel Ouro Verde. A comida é gostosa mas o café...

6.21.2008

O falso pãozinho francês

Hoje, fui tomar café da manhã, no lugar mais badalado do Leblon para cafés da manhã e provar novamente o croissant brasileiro o que me fez quase chorar de tantas saudades que senti do da França. Lá, em qualquer padaria "fuleira" (pq fuleira é uma palavra que não existe no glossário da gastronomia francesa) podemos encontrar um croissant honesto e, aqui no Rio de Janeiro, que é uma cidade bem grande e o Leblon é nosso bairro que "se acha" e o lugar que fui então, "se acha" o máximo dos máximos e o croissant é pesado, lógico que as pontinhas estavam crocantes e as extremidades bem folheadas mas, o meio era completamente massudo. Me questionei se o clima e a nossa farinha(todos os chefs reclamam dela) podem fazer tamanho desrespeito ao pãozinho Vienense(sim, o croissant não é francês) . Fiquei tão arrasada porque de certa maneira, eu tinha uma micra esperança de que lá eu encontraria algo pelo menos parecido para eu matar minhas saudades da minha querida França. Uma curiosidade, dizem que no século XIV, padeiros de Viena enquanto trabalhavam a noite, escutaram o inimigo Otomano cavar um túnel e com isso, conseguiram impedir um ataque a cidade. é por isso que o pão tem um formato crescente (croissant significa crescente) que está associado a bandeira dos Otomanos. O formato também , favorece a "folhagem" , o que pela concentração de gordura(metade dele é manteiga!!!) irá aumentar a crocancia e leveza do pão.
O croissant chegou a França com Maria Antonieta (Bravo! Bravo! mais uma conquista dela!) e é mais que obrigatório nos desjejuns de lá. As fotos, são de um café em Paris que é simplesmente MARAVILHOSO, seja para um brunch , café da manhã, ou um simples lanchinho. Todos os produtos são orgânicos o que realmente dá um frescor. Notem que o verdadeiro croissant, é reto. O formato "media-luna" já é uma adaptação atual.

6.19.2008

Parabéns!


Hoje é aniversário dos olhos azuis mais lindos do país, do cara que melhor descreve os sentimentos femininos e por isso se tornou meu ídolo( e de todas as mulheres conscientes brasileira) : Chico Buarque de Holanda.
Para prestar a minha homenagem deixo uma música que muito me emociona(além do tema culinário) já que diz muito sobre o que acredito e quero na minha vida: alguém para cuidar. Sim,ainda existem mulheres que podem ser chamadas de Amélias e se orgulham disso..

Com açúcar e com afeto
Chico Buarque,1966

Com açúcar, com afeto
Fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa
Qual o quê
Com seu terno mais bonito
Você sai, não acredito
Quando diz que não se atrasa
Você diz que é operário
Vai em busca do salário
Pra poder me sustentar
Qual o quê
No caminho da oficina
Há um bar em cada esquina
Pra você comemorar
Sei lá o quê
Sei que alguém vai sentar junto
Você vai puxar assunto
Discutindo futebol
E ficar olhando as saias
De quem vive pelas praias
Coloridas pelo sol
Vem a noite e mais um copo
Sei que alegre ma non troppo
Você vai querer cantar
Na caixinha um novo amigo
Vai bater um samba antigo
Pra você rememorar

Quando a noite enfim lhe cansa
Você vem feito criança
Pra chorar o meu perdão
Qual o quê
Diz pra eu não ficar sentida
Diz que vai mudar de vida
Pra agradar meu coração
E ao lhe ver assim cansado
Maltrapilho e maltratado
Ainda quis me aborrecer
Qual o quê
Logo vou esquentar seu prato
Dou um beijo em seu retrato
E abro os meus braços pra você

6.15.2008

Momento mulherzinha

Como estava fora, não pude fazer minha homenagem a YSL que foi um puta estilista. Deixo então minha frase favorita dele:


"A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, aqui estou eu."


Só me falta agora a plata para comprar uma blusinha dele...
hohohoho

Pissaladière

Bom, já feita as devidas apresentações sobre a culinária provençal, vou começar a falar sobre alguns pratos de lá.

A pissaladiere é típica da região de Marseille- que aliás, é uma cidade fofa- onde a pesca é o sustento de muitas famílias. Lá, no mar Mediterrâneo, tem muitas anchovas e eles fazem um condimento chamado pissalat que é uma mistura, tipo um pure de anchovas e especiarias que tem um cheiro de peixe podre, apesar de ser deli. O nome do prato vem do uso desse condimento na sua receita. Parece uma pizza por ser uma massa semelhante mas, não é, leva um tanto de cebola bem refogada e temperada alem das azeitonas pretas e das anchovas. Servimos para a entrada.


Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento para pão

1 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de azeite

1 xícara de água morna.


Misture a farinha, o sal e o fermento e coloque numa bacia, aos poucos, adicione devagar o azeite e a água, até formar uma massa. Trabalhe a massa com farinha de trigo numa superficie lisa.

Deixe descansar enquanto prepara o resto do almoço(tem que esperar 1hr e meia!!)


Recheio:

1,5 quilos de cebola cortada em fatias(é muito mesmo!)

5 colheres de sopa de azeite

1/2 colher de chá de sal

1 colher de chá de açúcar mascavo.


Frite a cebola no azeite, acrescente sal e açúcar e refogue em fogo alto por 10 minutos. Abaixe o fogo e refogue por mais 20 minutos até a cebola ficar caramelizada.


Abra a massa de uma maneira bem fininha . Pode pôr em cima de uma folha de papel manteiga e ir puxando. Coloque numa forma. O forno deve estar pré-aquecido médio . Cubra a massa com a cebola caramelizada. Salpique com azeitonas pretas e as anchovas.

Se quiser, coloque as especiarias (tomilho, por exemplo) para ficar bem semelhante a de lá.

Asse por 10/15 minutos.
Sirva imediatamente acompanhado de um bom vinho gelado. A harmonização fica por conta de vocês!

6.13.2008

Declaração de amor à francesa


No dia dos namorados, eu que não tenho um mas, nem por isso vou deixar de declarar um amor, vou começar a contar sobre a minha viagem afinal, foi a partir dela e de seus cantos maravilhosos de Paris que descobri o meu maior amor- o próprio.

A minha vida inteira pensei no dia em que eu, finalmente, realizaria meu grande sonho: cozinhar na França e viver sua cultura gastronômica. Muitos achavam que não passava de uma besteira de criança gulosa quando eu falava, e que só os ricos e melhores poderiam fazer isso. Mas como qualquer mineiro, sempre tive um lado gouche de ver a vida e, quietinha, fui juntando meu dinheiro até que a grande oportunidade veio. Ela chegou num dia em que estava meio desanimada com a vida e foi simplesmente impossível recusar. Estava decidido: iria passar um mês de férias na Provence, fazendo um curso de culinária e vinhos típicos da região.
Para quem gosta de culinária, história, sabores e cheiros, ir para lá é mais que uma experiência é um aprendizado. E, para isso, tive que esquecer as calorias e me deixar levar apenas pelo prazer e curiosidade de novos sabores, o que me rendeu alguns quilos extras.Paciência, afinal, não comer bem na França é total ignorância e pobreza de espírito.As cores da Provence foram pintadas por famosos como o Monet. Já a culinária Provençal se diferencia da clássica francesa basicamente por usar o óleo de oliva na sua composição, no lugar da manteiga. Na região encontram-se muitas oliveiras. Ou seja, além de apurar o sabor, fica bem mais saudável.
O frescor e a variedade dos vegetais, temperos e peixes, podem ser encontrados nos mercados e feiras e observados em pratos típicos.
O passeio pelas ruas de qualquer cidade pelos mercados faz qualquer pessoa mais feliz. Eu poderia passar um dia inteiro contado do que vivi lá para mas, tem coisas que só vivendo para saber. Definitivamente, é por essas e outras que vale a pena sonhar.

6.03.2008

Noticias

Gente,

Finalmente depois de um tempão vou dar o ar da graça mas, só para dizer uma coisa:

Eu sempre fui apaixonada por Paris e, agora to começando a achar que ela me dá mole!

Tô amando!
Semana que vem vou postar para vcs!