3.21.2011

Café de Guaxupé,2 cuié e 1 copo dágua

Um dos momentos mais esperados quando vou a um restaurante é esperar pelo café e sua surpresinha. Já fui em lugares que presenteavam  com brigadeiros, laranjinhas glaceadas e os tradicionais "biscoitinhos de feira" e até os que nada mandam(e eu não costumo voltar,rs). Ainda não fiz biscoitos, só me atrevi a tentar cookies que viraram uma piscina de chocolate.
Na semana passada minha mãe e irmã vieram almoçar de surpresa aqui e eu precisava resolver os pequenos detalhes em pouco tempo e encontrei no mercado esses cantuccio que foram um super achado. Resolvi então, "estudar" a história dele.
Ele como o nome diz, é italiano da Toscana e acompanha perfeitamente um café ou o vinho de sobremesa por ser feitos com frutas secas e bem doce. A receita é simples: trigo,ovos,açúcar e fermento. O charme é dado pelas raspas de limão e pela maravilhosa proporção de 20% de amendoas. Só não vale pensar em calorias...

Provérbio italiano: "O que mais engorda na confeitaria é o bolso do doceiro."


3.13.2011

na batalha,só o doce é da paz

Queria colocar para vocês  a verdadeira história dos brigadeiros,porém como me falta enciclopedias e dicionários(#vergonha master para  os Magalhães) tive que apelar para a internet mes...
Dentro das forças armadas(são 3!)o brigadeiro é a primeira patente de oficial general nos exércitos e dá nome ao doce brasileiro mais famoso no mundo.(justiça seja feita, o mais gostoso também).O nome veio de um ex-candidato a nossa presidência, o Brigadeiro Eduardo Gomes e dizem que foi popularizado na época da campanha pelo seu partido para garantir fundos. A turma fez até um slogan: Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro. Se é verdade ou não, eu não tenho idéia. definitivamente meu negócio não é história,nem gramática e sim a comida- tradicional, svp!
Hoje , as gentes chiques , fazem o tal do brigadeiro "gourmant" com chocolate belga, ou com ingredientes diferentes como pistache, amendoas ou até paçoquinha e bebidas alcoolicas. Até acho simpáticos ,mas a preferência nacional é para a tríade leite condensado, manteiga sem sal e chocolate em pó.
Cada um tem sua preferencia e seu segredo para o doce. Tem gente que esconde eu não tenho desses problemas e digo o que faço para o meu ficar bem "puxa".
Só coloco a manteiga no final, quando o fogo já tá desligado. Para mim funciona bem e a turma gosta. Fiquem a vontade para tentar.
(a primeira foto é prova de que não se deve atender  telefone e cozinhar!)

                                                 Os reis!

3.09.2011

O caos

E quando D´us criou o homem eu duvido que imaginava que inventaariamos o carnaval. Não sou ninguém para julgar quem gosta de ficar naquele calor ,ouvindo músicas de gosto duvidoso e partilhando bactérias com desconhecidos beijando sem critério.Já participei e muito de bailes de carnaval em Guaxupé e estes sim são adoráveis(nossa de onde tirei essa palavra!!)por conhecer quase todos.Atualmente, aproveito o feriado sempre para curtir a minha família. Este ano depois de anos, fiquei aqui no RJ.
Eu ralei um tanto esses dias e só fui a um bloco que tocava música do Beatles para tentar entender o que tem trazido uma galera intensa aqui. Amei (as músicas,pf!) .mas fiquei com vergonha de ver tanta descuido das pessoas com a cidade.
Agora o que importa, fui passear no Lebrão e como estamos no início do mês(pobre é triste..) , me dei o luxo de ir ao "Otário Capixaba" e gastar 20 dinheiros em 2 pães!! Sim , tio, 2 pãezinhos!! bem valeu a pena,hein...
Amo croissant, e prefiro esse em media-luna do que o tradicional francês, retinho...

Também fiz muitas caipirinhas de vários sabores adoçadas com açucar demerara e garanto que vale a pena pagar mais caro. Além de mais nutritivo, ficou muitooo mais gostoso.

Recebi 2 dias amigos de surpresa e arrasei no cardápio. Pena não ter tido tempo para fotografar. O molho de tomate que fiz ficou o que há!(lembra do manjericão da  fotinho anterior:: foi pra panela!)
Tambem agraciei meus queridos com um bolo de limão siciliano. fiz fotos porém como ainda não tomei vewrgonha e comprei uma lente clara as fotos sairam escuras.

(parece q tá solado, mas não ta não. A receita é otima, leva iogurte o que deixa a massa levissima!)



3.06.2011

Le gâteau, trempé dans une tasse de thé, devient brusquement déclencheur non du simple souvenir, mais du fait de revivre quelques instants une scène de son enfance

bom carnaval!!!

meu manjericão te deseja as melhores coisas para esses dias..

3.02.2011

Panelas

fazendo uma super pesquisa sobre tipos de panela. Cara, como tem coisa importante!

enquanto isso, fico repetindo:

- vem férias!!!vem don perignon! vem pata negra! vem pisco!!


(quem sabe chega mais rápido...)