10.24.2007

Alimentos desprezados I.

O brasileiro é um povo um tanto quanto preconceituoso com certos alimentos. Eu que sempre, tentei comer de tudo(juro que provo, e lógico que tenho minhas preferencias), acho xistoso desprezar as coisas só pela aparência ou por ser algo incomum a sua vida diária. Por isso, irei fazer minha campanha pró excluidos gastronomicos falando um pouco sobre eles e sugerindo receitas.
Para começar bem light, vou falar da carne de segunda. Ela é assim chamada por ser mais rígida que a de primeira, ou seja, por serem as partes onde o boi mais se exercita e assim ficam "duras". O que muitos não se lembram é que para fazer assados, guisados e até o carpaccio, a carne de segunda é fundamental.
Exemplos de pratos deliciosos: Rabada, Goulash, Vaca atolada, etc...

Encontrei até um versinho sobre o acém. Vejam que fofo!


A carne do acém é pouca mas sabe bem.
Almoço cedo cria carne e sebo; almoço tarde, nem sebo nem carne.
Carne de acém é pouca e sabe bem, mas não é para quem filhos tem.
Carne de cão, em três dias fica sã.
Carne de hoje, pão de ontem e vinho de outro Verão fazem o homem são.
Carne de peito, sem proveito.
Carne magra, de porco gordo.
Carne mal lograda, cozida e não assada.
Carne nova, de vaca velha.
Carne que baste, vinho que farte e pão que sobre.
Carne sem osso, proveito sem trabalho.
Da carne faz o guisado, das peles guisa o engano.
Do peixe a pescada, da ave a perdiz, da carne a vitela.
Fraco é o cão que não come a carne que lhe dão.
Gado que não puxa não dá boa carne.
Não há amor como o primeiro, nem pão como o alvo, nem carne como a de carneiro.
Não há carne perdida a não ser lebre assada e perdiz cozida.
Pão de hoje, carne de ontem e vinho do outro Verão fazem o homem são.
Pão que sobre, carne que baste, vinho que falte.
Quem come cedo, cria carne e sebo.
Quem come tarde, não cria sebo nem carne.
Quem comeu a carne, que lhe roa os ossos.
Se mal jantas e pior ceias, minguam as carnes e crescem-te as veias.
Se queres criar carne e sebo, deita-te tarde e levanta-te cedo.

10.21.2007

Semana Internacional do Chef!


Essa semana foi um tanto quanto corrida. No dia 16, foi o dia internacional do Chef e, por isso fizemos 1 semana de culinárias de diferentes países e regiões do Br. Um tanto quanto interessante, seja para procurar as receitas visto que estão diretamente ligadas a maneira que as pessoas daquelas regiões vivem seja para ler sobre esses povos. Certa vez li que , o mundo pode estar globalizado mas, a culinária não. é impossível mudar certas partes da história das pessoas, as sensações que trazem por certas comidas(será eu entrando novamente no confort food????).

Aqui deixo algumas fotos do dia mineiro(por que será,hein?? ). Teve vaca atolada, galinhada(!!!), frango com quiabo, feijão tropeiro,angú,tutu. Tudo preparado pelas mãos dos cozinheiros da Symbol(Pereira, Márcio, Ailton e Rondinelli). Fica aqui registrado o meus parabéns a equipe!

10.16.2007

Você lembra??


Ando sumida daqui mas, não é total culpa minha. As vezes que tentei publicar algo, deu pau nesse blogger. Mas, vamos lá.. tentar mais uma vez. =)
Finalmente comprei minha máquina fotográfica nova. Logo, fotos novas YUPIIII!
Vou falar da minha experiencia com o confort food que tive ao visitar o Miam Miam da Roberta Ciasca. Fui na sexta-feira logo depois da premiação de chef revelação ou seja, fila kilométrica mas, nem por isso foi chato esperar. Pelo contrário, drinkes divinos(tomei um de vanilla absolut com tangerina) e entradas fofas. Aliás, este é o propósito da chef, trazer emoções já vividas, como um abraço, ou a lembrança da casa de vó através de releituras de pratos clássicos. Eu comi um cherne a provençal com batatas e tomates rústicos(lembra do peixinho com batata ????). déli déli mesmo. Valeu a pena a visita. A decoração é com móveis dos anos 60/70 e estão todos a venda em um brechó. Gostei do conceito! Os preços também são convidativos.
O Miam Miam fica na Rua General Gois Monteiro 34- Botafogo

10.04.2007

DEZ COISAS QUE VALE A PENA LER

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom ou empregado, não pode ser uma boa pessoa. (Esta é muito importante. Preste atenção, nunca falha)
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas. (Tá cheio de gente querendo te converter!)
3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance. (Na maioria das vezes quem tá te olhando também não sabe! Tá valendo!)
4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca. (Deus deu 24 horas em cada dia para cada um cuidar da sua vida e tem gente que insiste em fazer hora-extra!)
5. Não confunda sua carreira com sua vida. (Aprenda a fazer escolhas!) Essa é DEZ!
6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite. (Quem escreveu deve ter conhecimento de causa!)
7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria 'reuniões'. (Onde ninguém se entende... Com exceção das reuniões que acontecem nos botecos...) Essa é MIL!!!
8. Há uma linha muito tênue entre 'hobby' e 'doença mental'. (Ouvir música é hobby... No volume máximo às sete da manhã pode ser doença mental!)
9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito. (Que bom!!!!!)
10. Lembre-se: nem sempre os profissionais são os melhores. Um amador construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic. (É Verdade mesmo!!!)

10.02.2007

Du beurre!Donnez -moi du beurre! Toujours du beurre!!


Sim, ela é soberana, rainha, estrela, maravilhosa e tem total noção do seu poder sobre o mundo da culinária: ela , a manteiga.

Nós nutricionistas por muito tempo a condenamos até descobrirem a gordura trans. Ou seja, a manteiga já saiu do corredor da morte. Graças a Deus! Pão com manteiga e média poderia ser cotada como uma das 7 maravilhas também.

Ela se apresenta em várias versões: clarificada, de ervas, líquida, de garrafa, etc.. mas só uma alia cremosidade, sabor ,embalagem, cor: President(francesa, é claro). E ainda tem em várias versões! minha favorita é a com cristais de sal marinho. Prove! Vale a pena literalmente cada centavo!

Para fins culinários a clarificada é de extrema importância. Separa o soro e a água que são os responsáveis pela rápida queima e que torna a manteiga com gosto de ranço.

Para clarificar a manteiga deve-se colocar 200 g de manteiga em uma panela, levar ao fogo baixo até derreter. Retirar e despejar em um recipiente de vidro (eu coloco em copo de requeijão). Deixar a manteiga em repouso por 30 minutos. Ela ficará dividida em 3 partes: no fundo um líquido branco, no centro a gordura pura e amarelada e na superfície espuma branca. Retirar a espuma da superfície com uma colher e descartar. Transferir lentamente a manteiga para outro recipiente tendo o cuidado de não deixar os sólidos brancos do fundo se misturarem à gordura amarela. Assim que terminar de despejar a gordura, eliminar o que restou de sólidos.

Experimente fazer tudo com ela. Até um ovo mexido não será mais o mesmo.