10.02.2007

Du beurre!Donnez -moi du beurre! Toujours du beurre!!


Sim, ela é soberana, rainha, estrela, maravilhosa e tem total noção do seu poder sobre o mundo da culinária: ela , a manteiga.

Nós nutricionistas por muito tempo a condenamos até descobrirem a gordura trans. Ou seja, a manteiga já saiu do corredor da morte. Graças a Deus! Pão com manteiga e média poderia ser cotada como uma das 7 maravilhas também.

Ela se apresenta em várias versões: clarificada, de ervas, líquida, de garrafa, etc.. mas só uma alia cremosidade, sabor ,embalagem, cor: President(francesa, é claro). E ainda tem em várias versões! minha favorita é a com cristais de sal marinho. Prove! Vale a pena literalmente cada centavo!

Para fins culinários a clarificada é de extrema importância. Separa o soro e a água que são os responsáveis pela rápida queima e que torna a manteiga com gosto de ranço.

Para clarificar a manteiga deve-se colocar 200 g de manteiga em uma panela, levar ao fogo baixo até derreter. Retirar e despejar em um recipiente de vidro (eu coloco em copo de requeijão). Deixar a manteiga em repouso por 30 minutos. Ela ficará dividida em 3 partes: no fundo um líquido branco, no centro a gordura pura e amarelada e na superfície espuma branca. Retirar a espuma da superfície com uma colher e descartar. Transferir lentamente a manteiga para outro recipiente tendo o cuidado de não deixar os sólidos brancos do fundo se misturarem à gordura amarela. Assim que terminar de despejar a gordura, eliminar o que restou de sólidos.

Experimente fazer tudo com ela. Até um ovo mexido não será mais o mesmo.

Nenhum comentário: