3.09.2009

e o povo só no ioRRRgurte




Diz a lenda que Abraão, depois de ter sido ensinado por um anjo, foi o primeiro a preparar uma receita de iogurte para oferecer a sua mulher e curá-la de um mal.


Já historicamente, o iogurte parece que foi descoberto pelos turcos através do armazenamento do leite fresco em em bolas feitas de pele de cabra. Os sacos colocavam-se atados nos camelos e o calor do seu corpo, em contacto com aqueles, propiciava a multiplicação de bactérias ácidas. Quando iam beber o leite,eles encontravam uma massa semi-sólida e coagulada: o leite acabara de converter-se em iogurte.


Muita gente confunde a coalhada do iogurte mas quimicamente eles são diferentes principalmente por sofrerem processos de fermentação distintos. Enquanto a coalhada pode ser acidificada até por suco de limão, o iogurte só pode ser fermentado com Streptococcus salivarius subsp. thermophilus ou o Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus


Quando se fala em nutrição, o iogurte é livre de gordura trans e hidrogenada e ele geladinho vai tão bem quanto o sorvete, refresca! Os sabores adicionados - chá verde, jaboticaba, etc- não posso dar certeza quanto a origem natural porque não sei.Mas, no calor carioca não tem nada melhor, mesmo.
Aliás, tô pensando em propor ao meu patrão colocar uma maquininha no estaleiro de tão quente que é aquilo lá..


Nenhum comentário: