4.08.2008

Chancliche e Vinho para comemorar!

Ontem, rolou um petit comité na casa do Tuca. Fui eu ,Isa e Nessa. A gente levou umas coisinhas para comer, beber um vinho(em homenagem ao dia Mundial da Saúde)
Qual não foi minha surpresa ao ver que a Isa trouxe chancliche Presidente que é feito lá em Guaxupé. E, não é porque é de lá que vou puxar a sardinha para a minha terra mas, é exageradamente bom.


Para quem não sabe, O "LABNEH"(queijo árabe ) é considerado um dos primeiros queijos fabricados pelo homem, nasceu no Oriente Médio e desembarcou no Brasil no final do século XIX com os primeiros imigrantes árabes. E talvez você também não saiba mas , Guaxupé tem uma colônia bem grande de libaneses (vemos por alguns sobrenomes importantes na cidade: Sabbag, Abdalla, Tauil, etc) e lá encontramos famílias que mantém muito da tradição Ortodoxa. O dono da fábrica Presidente tem como sogra uma libanesa e com ela aprendeu a fazer o queijo. É super temperadinho, ideal para comer com pão ou fazer uma salada bacana. E por ser um queijo de massa não cozida, não tem muita gordura ou seja, faz bem e é gostoso.

Já o vinho, é rico em flavonóides que são antioxidantes naturais e estão presentes na casca da uva principalmente. Mesmo sendo mega calórico(uma taça tem em média 170 Kcal), o benefício anti inflamatório e cardio protetor fala mais alto e nas piramides alimentar atuais já encontramos a sugestão de uma taça por dia para as mulheres e duas para os homens.



E o melhor disso tudo: comemorar o dia mundial da saúde com aquilo que melhor faz bem- Amigos e comer!

4 comentários:

Anônimo disse...

Tinha feito um post deste nesmo chancliche dia 15/03 lá no meu blog...é uma delícia né? e meu pai tb tem um irmão que mora em Guaxupé...beijos

Anônimo disse...

Tinha feito um post deste nesmo chancliche dia 15/03 lá no meu blog...é uma delícia né? e meu pai tb tem um irmão que mora em Guaxupé...beijos

Carlos Alberto de Lima disse...

Pronto!
Agora tenho uma nutricionista na minha cozinha...

Anônimo disse...

Temos que repetir a dose :)