1.03.2008

News from Salvador

Primeiro dia de trabalho do ano. Sono e cansaço mas, a certeza de ter passado um dos melhores reveillons da vida. Virou o ano porém , infelizmente as mesmas chatices da vida continuaram e , essa noite um mané ficou passando trote lá pra casa de madrugada. Será que tem ainda gente que acredita nesses sequestros?? um saco. Mas, C´est la vie. E como cheguei de Salvador, tenho um tanto de dicas que vou postar durante a semana.

A primeira dica é a praia do Forte além de linda, ecologicamente correta( é base do projeto Tamar Bahia) ela tem um bar que dá o que falar: Bar do Sousa.Um bar feito por quem entende de público: 2 ex garçons e vendedores de cerveja da "área". Tem tudo que um boteco de praia precisa: comidinhas boas, cerveja gelada e batidinhas com frutas brasileiras que não temos no sudeste. Tomei uma de coco e as comidinhas mais pedidas na mesa foram o bolinho de peixe(foram mais de 40!!!) e a casquinha de siri. Esta, foi a verdadeira casquinha de siri, sem qualquer enganação de peixe desfiado, maionese e queijo ralado de quinta. Uma casquinha honesta e com gosto e tempero da Bahia. Vale a pena!



Casquinha de siri


25 casquinhas de siri, limpas e secas
4 colheres de azeite de oliva
½ xícara (100g) de cebola bem picada
4 dentes de alho bem picados
3 tomates médios (300g), sem sementes, cortados em cubinhos pequenos
1 pimentão verde grande (200g), sem sementes picado em cubinhos pequenos
2 colheres de sopa (15g) de coentro picado
500g de carne de siri cozida
1 colher de sopa (10g) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto
½ xícara de leite de coco (120ml)
¾ xícara de farinha de rosca (75g)
2 colheres de sopa (30g) de manteiga gelada, cortada em pedacinhos


Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Numa panela, coloque o azeite, leve ao fogo alto e deixe aquecer.Junte a cebola, o alho, o tomate , o pimentão e o coentro e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Abaixe o fogo e acrescente a carne de siri, a farinha de trigo o sal e a pimenta do reino a gosto, misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o leite de coco e misture novamente. Tire do fogo. Recheie as casquinhas com a mistura preparada. Polvilhe com a farinha de rosca e por cima distribua os pedacinhos de manteiga. Coloque em uma assadeira , leve ao fogo pré-aquecido e deixe ficarem bem quentes. Tire do forno passe para um prato de servir e leve.
Vai lá!!
Bar do Sousa
Alameda do Farol, s/n - Projeto Tamar - Praia do ForteTelefone: 3676-1262 Horários: Segunda a domingo, das 10h às 18h30.

Um comentário:

Anônimo disse...

O bolinho de lá é da fato campeão!!! Muito bom... eu só comi uns 4 ou 5!! hahahah

Uma ressalva a recomendação tem 2 sousas em praia do forte o da rua principal e no frente da praia perto do projeto tamar!! Em ambos a mesma comida boa é servida!

A