7.24.2011

Engraçado que eu não escrevo sobre o prazer de cozinhar.De escolher os ingredientes da época para respeitar a natureza, de cozinhar e,de finalmente comer. Eu trabalho com comida, penso nela o tempo todo das 7h da manhã às 22h da noite quando vou dormir. O que para muita gente é prazer,para mim é trabalho. O que não significa que eu não sinta prazer no que faço. Aliás, acho que poucos tenham tanta paixão como eu nos bastidores da cozinha.
Então eu resolvi usar um ingrediente que muito me interessa por sua nutrição,sua importancia no meu país (e até no meu continente) e por sua versatilidade: o milho.
Fiz um bolo de milho com gosto de milho mesmo.A receita não é difícil, mas requer alguma destreza. E suja várias tigelas, espátula, batedor, batedeira...tem que ter vontade. e podes crer que vale a pena...





Para o mingauzinho:

- 6 espigas de milho grandes.Elas devem ser clarinhas.

- 2 xícaras de leite integral

Para o bolo:

- 2-1/2 xícaras de açúcar mascavo

- ¾ de tablete de manteiga com sal

- 4 ovos vermelhos graúdos

- ¼ de xícara de óleo de canola

- o curau pronto e resfriado

- 2 xícaras de fubá

- ½ colher (chá) de sal

- 1 xícara de farinha de trigo peneirada

- 1 colher (sopa-nivelada) de fermento em pó

#goiabada cascão para fazer a calda na hora de servir. (isso será se você quiser,viu?)

Preparo:

- Do curau:

Coloque cada espiga de milho de pé (segurando com uma mão), dentro de uma assadeira, e com uma faca de serra, vá cortando os grãos em sentido vertical. Cuidado para não cortar a parte branca da espiga. Essa parte não nos interessa. Faça isso com todas as espigas e coloque os grãos dentro do liquidificador.

Acrescente as 2 xícaras de leite e bata muito bem.

Passe por uma peneira diretamente dentro da panela que você cozinhará o curau.

Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau. Lembre-se que o milho é rico em amido e por isso tende a formar “bolinhas” por isso,não deixe de mexer nem por um segundo se quer! Quando começar a borbulhar, deixe em fogo mínimo e continue mexendo até engrossar e cozinhar bem. Passe o curau para uma tigela de vidro de fundo largo e deixe amornar dentro de uma assadeira com água e gelo. Enquanto isso prepare a massa:

- Da massa:

Pré-aqueça o forno em 180°

- Peneire junto todos os ingredientes secos menos o açúcar! Reserve.

- Na tigela da batedeira coloque a manteiga, os ovos e o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente o curau alternando com o óleo e os ingredientes secos. Bata em velocidade mínima apenas para misturar.

- Despeje em assadeira de furo no meio. Untadas com açúcar e canela.

- é um bolo denso,cremoso ,mas a técnica do palitinho limpo depois de 55 min não falha.

Um comentário:

Elisa disse...

Nossa, que preguiça de tentar! hehehehe! Me convida pra comer? =P