4.09.2009

Feliz Páscoa!

rainhas do lar
Todo o meu desejo de feliz páscoa e renovação de vida a vocês, amiguinhos!
Depois, aproveite a energia extra dos chocolates e faça um bem a uma pessoa para começar bem essa chance.
Vou viajar e volto com notícias e fotos das minhas 2 Páscoa(a judaica e a cristã) por enquanto, dou uma breve explicação desta festa religiosa com origem pagã:

A cristã celebra a morte e ressurreição de Cristo e seu sacrifício pela humanidade. Um fato interessante, é que a quaresma (40 dias que antecedem a Páscoa) é um momento de reflexão, onde devemos avaliar nossa vida e fazer um sacrifício para isto. Muitas pessoas deixam de comer doces ou beber bebidas alcoólicas. Os antigos não ouviam música, Santos eram cobertos nas Igrejas e jamais se realizariam casamentos nesta época do ano.

Já a palavra vem de Pessach, a Páscoa Judaica, e lembra a saída dos judeus da escravidão no Egito. Em hebraico, Pessach significa "passagem": Segundo a Bíblia, Deus enviou 10 pragas ao povo do Egito. Antes que a décima se completasse, o profeta Moisés pediu que todas as casas judias fossem marcadas com sangue de cordeiro poupando os primogénitos do massacre feitos pelos egípcios.Depois deste fato, o faraó temendo a ira Divina permitiu a saída dos judeus da escravidão.

Tanto para os judeus quanto os católicos, a Páscoa e uma renovação da vida e uma esperança nova sem as mesmas dores da vida anterior.
Já o ovo, é sinonimo de promessa de vida e o coelho de fertilidade o uso deles na Páscoa vem da cultuação a deusa celta Eostra.

A turma para não deixar light a festa, resolveu trocar os ovos animais por de chocolate, só para deixar mais doce a vida nova....

2 comentários:

El Paso disse...

Nós os diabéticos, estamos revoltados. Atenção blogeiros de culinária e coisas afins, secção diet, deve ser obrigatória. Já somos uma minoria majoritária, ora pois!

Tuca disse...

Clari,

Eu acho que esta na hora vc postar receitas de culinária judaica, hein!?!?!

A