3.27.2008

Desperdício

Vivemos em um país com muitas riquezas naturais, produzimos e exportamos dezenas de toneladas de alimentos mensais. Teoricamente teríamos alimentos para toda a nossa população.
Porém, infelizmente, isso fica apenas na teoria, pois na prática a realidade é outra.
Diariamente em feiras livres e supermercados jogam-se frutas e legumes em ótimo estado de consumo apenas por “estarem maduras demais para vender”
O descaso do nosso povo é gritante perante a essa situação.
Posso citar a ida ao hortifruti como um descaso nosso, apertamos as frutas para ver se estão boas e algumas vezes chegamos a descartar aquelas mais molinhas ou quebradas argumentando que não estão boas.
Mas aqui não fazemos só isso,nós desperdiçamos tudo: deixamos as luzes acessas e torneiras abertas. A questão dos alimentos é bem preocupante já que nosso país é conhecido pela fome da maior parte da população.
Eu mesma acreditando que todos podem e devem fazer algo de bom ao bem comum e como nutricionista de um restaurante comercial no centro do Rio de Janeiro muitas vezes me sinto impotente por não poder ajudar doando alguns alimentos. Isso se dá a falta de respaldo que a lei brasileira poderia dar aos comerciantes e não dá, pois, caso façamos a doação não temos como nos resguardar de acusações de intoxicação alimentar, por exemplo.
Até já existe um projeto lei do ano de 1996 que não saiu do papel chamado de Bom Samaritano que prevê uma série de incentivos fiscais, além da responsabilidade civil e criminal das pessoas e empresas que desejarem doar alimentos.
Enquanto essa lei não se torna realidade, sugiro que todos nós repensemos em nossas atitudes a esse tema, que possamos nos servir em buffets de maneira consciente e coerente ao tamanho real da nossa fome para que isso um dia possa alimentar uma outra boca que não a do lixo.


Bolo de casca de frutas (da ONG Banco de Alimentos de São Paulo)

INGREDIENTES:
2 copos (requeijão) de cascas de frutas (manga, goiaba, maçã, banana, pêra, etc)
1 copo (requeijão) de leite
2 ovos
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
1 copo (requeijão) de açúcar
2 e ½ copos (requeijão) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

Bata no liquidificador as cascas com o leite, coe e reserve. Bata as gemas, manteiga e açúcar. Acrescente as cascas liquidificadas, farinha e fermento, sal, misture bem. Por último coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

Nenhum comentário: