2.18.2008

Would you like some tea?

A origem do chá não é muito certa visto que os chineses e japoneses não tem precisão de registro para datar o que se sabe é que foi pela primeira vez citado num dicionário chinês do ano de 350 a.C. Ele é tão importante que durante os anos de 1600 a 1858 , teve uma companhia e uma lei inglesa só para monopolizar o seu comércio.
Isso ajudou na popularização da bebida e daí surgiu o hábito de se tomar chá na Inglaterra. Agora se a rainha começou a tomar chá as cinco da tarde e por isso ficou tão famoso não encontrei nada que desse essa certeza.


O chá é tradicionalmente classificado em quatro grupos principais baseados no grau de oxidação:

Chá branco - folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar escudados da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.

Chá verde - a oxidação é parada pela aplicação de calor, quer através de vapor, um método tradicional japonês, ou em bandejas quentes - o método tradicional chinês).

Oolong - cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.

Chá preto - oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho, o que pode ser usado entre os fãs de chá.


O que importa é que para muitas pessoas o café da tarde(como se diz lá em Minas) é a refeição mais desejada. Tenho uma prima que diz que se alguém a pergunta como seria o céu, para ela seria uma mesa de café da tarde recheada de coisas gostosinhas.
Desejos a parte, a única vez em que realmente me senti uma princesa com todo o glamour dessa "profissão"(pq deve ser muito difícil se manter tão bela e poderosa sempre) foi ao tomar um chá no Alvear em Buenos Aires.
O Hotel é literalmente para hospedar a realeza, onde flores e frutas são trocadas DIARIAMENTE para seus hóspedes. Os funcionários são de uma delicadeza ímpar mesmo com os visitantes(no meu caso, óbvio) e o serviço, cardápio,louças etc são estupendos.

Eu nunca imaginei que poderia ser tão bom ter isso sempre. É a chance de uma confraternização única e pode se encaixar para todos. As crianças atacam os bolinhos, as jovens senhoras os sanduichinhos, os senhores o espumante e as velhinhas os biscoitinhos e todos podem se maravilhar com os sabores do chá. Hoje em dia, há ainda uma mistura de sabores que me encantam: chá preto com doce de leite, chá com flor verbena e frutos tropicais., baunilha !!!

E todos deveriamtomar mais chá, definitivamente!

Nenhum comentário: