11.11.2007

Você tem fome de que?

No dia 16 de outubro, foi comemorado o dia mundial da alimentação. Essa data foi criada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) para lembrar as pessoas de todo o mundo da importância que todos temos a uma alimentação adequada e equilibrada respeitando as leis da nutrição.
Cada ano, um tema é focado para alertar sobre as questões da fome mundial. Este ano, o tema é Direito à alimentação que tende a mostrar que todos devem ter um acesso regular, permanente e livre para se alimentar adequadamente e qualitativamente.
Além disso, acredito piamente na importância de se respeitar as tradições culturais e familiares. Cada povo, da sua maneira, equilibra a própria alimentação. Os japoneses, por exemplo, são capazes de comer arroz em todas as refeições do dia. Já nós, brasileiros, praticamente só combinamos o arroz com o feijão no almoço e jantar.
Porém, existe um alimento que reina em todos os povos: o pão. Ele que é considerado a fonte da vida, já foi usado como símbolo religioso e representante da fartura. Onde se tem pão, tem-se vida. Nutricionalmente é rico em carboidratos e fibras(se feito com farinha integral) que são ingredientes chave para termos energia. Ele pode ser base para qualquer refeição e receitas variadas não faltam. Minha sugestão é sempre optar por elementos integrais- seja a aveia, centeio, linhaça ou fibra de trigo, por exemplo. Já que eles irão alimentar e nutrir de uma forma mais positiva. Deixo então, uma receita de um pão de vários cereais e sem gordura. Experimente com uma geléia de uma fruta da época- as jabuticabas essa época, estão maduras e doces- e um chá verde. Suas tardes nunca mais serão as mesmas.

Pão de cereais
q 250 g de trigo comum
q 250 g de trigo integral
q 250 g de centeio
q 4 colheres de germe de trigo
q 4 colheres de linhaça
q 4 colheres de gergelim
q 4 colheres de semente de girassol
q 4 colheres de fibra de trigo
q 4 colheres de aveia
q 2 colheres de açúcar mascavo
q 11 g de fermento biológico
q 600 ml de água morna
q Sal a gosto
Modo de Preparo:
1. Misture bem todos os ingredientes secos. Dissolva o fermento em uma parte da água. Acrescente a mistura e vá acrescentando a água (até dar o ponto de soltar das mãos, pode precisar de mais ou não usar toda a água).
2. Deixe descansar envolto em um pano úmido até dobrar de tamanho.
3. Enforme e leve ao forno por 1 hora.
4. Desenforme o pão e embrulhe novamente em um pano.
5. Deixe descansar por 1 hora.Obs: Caso queira, pode colocar passas, castanha do Pará, etc. Também fica gostoso.

Nenhum comentário: