2.21.2008

Eu adoro louça de vó

Na Cristaleira ao fundo da foto, minha avó costumava colocar numa compoteira linda, bombons para presentear as netas e sobrinhas netas que se comportassem bem e não chorassem com a falta dos pais(minha mãe nos deixava na casa dela e voltava para o Rio para trabalhar). Ainda me lembro bem de dar pesinho para minha irmã para "roubar " bala chita mas, logo logo a gente contava com o apoio de um adulto. Meu avô que era diabético também tinha que ser um dos ladrões e por isso nos dava cobertura. Nessa foto, tem o pão de queijo da minha querida Dona Hermínia que quando a fui visitar. Delicadeza ímpar de uma senhora que faz pães e doces como ninguém e a louça de galo que encontrei na casa de mais 2 tias. Será que era tradicão? Ou tava na promoção mesmo? =)

2.18.2008

Oscar dos blogs!

Gente, olha que máximo. A minha professora e colega de turma da PUC me indicou para um prêmio dos blogs bacanas de comidinhas! Fiquei dura que nem cocada ao saber que estava na lista dela. Muito obrigada, Lara(http://www.receitaseliteratura.blogspot.com/)!!!



1 - Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons. Entende-se como "bom" os blogs que costuma visitar regularmente e onde deixa comentários;



2 - Só se recebeu o "É um blog muito bom sim senhora", deve escrever um post incluindo:. a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog; a tag do prémio;. as regras;. e a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio;




http://www.andrearodrigues.blogspot.com/


http://bistropimenta.blogspot.com/


http://www.cuecasnacozinha.blogspot.com/


http://malaguetanews.blogspot.com/


http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/


http://kikapscookies.blogspot.com/

http://www.docecasinha.blogspot.com/

Would you like some tea?

A origem do chá não é muito certa visto que os chineses e japoneses não tem precisão de registro para datar o que se sabe é que foi pela primeira vez citado num dicionário chinês do ano de 350 a.C. Ele é tão importante que durante os anos de 1600 a 1858 , teve uma companhia e uma lei inglesa só para monopolizar o seu comércio.
Isso ajudou na popularização da bebida e daí surgiu o hábito de se tomar chá na Inglaterra. Agora se a rainha começou a tomar chá as cinco da tarde e por isso ficou tão famoso não encontrei nada que desse essa certeza.


O chá é tradicionalmente classificado em quatro grupos principais baseados no grau de oxidação:

Chá branco - folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar escudados da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.

Chá verde - a oxidação é parada pela aplicação de calor, quer através de vapor, um método tradicional japonês, ou em bandejas quentes - o método tradicional chinês).

Oolong - cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.

Chá preto - oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho, o que pode ser usado entre os fãs de chá.


O que importa é que para muitas pessoas o café da tarde(como se diz lá em Minas) é a refeição mais desejada. Tenho uma prima que diz que se alguém a pergunta como seria o céu, para ela seria uma mesa de café da tarde recheada de coisas gostosinhas.
Desejos a parte, a única vez em que realmente me senti uma princesa com todo o glamour dessa "profissão"(pq deve ser muito difícil se manter tão bela e poderosa sempre) foi ao tomar um chá no Alvear em Buenos Aires.
O Hotel é literalmente para hospedar a realeza, onde flores e frutas são trocadas DIARIAMENTE para seus hóspedes. Os funcionários são de uma delicadeza ímpar mesmo com os visitantes(no meu caso, óbvio) e o serviço, cardápio,louças etc são estupendos.

Eu nunca imaginei que poderia ser tão bom ter isso sempre. É a chance de uma confraternização única e pode se encaixar para todos. As crianças atacam os bolinhos, as jovens senhoras os sanduichinhos, os senhores o espumante e as velhinhas os biscoitinhos e todos podem se maravilhar com os sabores do chá. Hoje em dia, há ainda uma mistura de sabores que me encantam: chá preto com doce de leite, chá com flor verbena e frutos tropicais., baunilha !!!

E todos deveriamtomar mais chá, definitivamente!

2.17.2008

poeira

cof..cof.. cof...
Quanto poeira está por aqui! Peço as devidas desculpas aos meus poucos e grandes leitores mas, a madame esteve de férias (muito merecidas e aproveitadas) durante esta quinzena. Revi Buenos Aires e fiz a minha leitura daquela cidade através do que mais gosto de fazer: observar hábitos alimentares e como as pessoas lidam com a cultura gastronomica de seu país. E, posso concluir que os hermanos fazem direitinho o que eles se propõe. Deliciosas comidas e cafés e sorvetes, serviço de primeira, etc... contarei soon.
E, fui a cidade mais gostosa do universo , onde o céu é mais azul, o ar mais puro e o som do sotaque gostoso faz a gente querer voltar sempre.Guaxupé é a terra onde uma turma muito da gente boa vive e os sabores são perfeitos.
Bem.. aguardem notícias!!

2.01.2008

Oração do Milho

Fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante
Sou farinha econômica do proletário
Sou a polenta do imigrante e miga dos que começam a vida em terra estranha
Alimento de porcos e do triste um de carga
O que me planta não leva comércio, nem avantaja dinheiro
Sou apenas a fartura generosa e despreocupada dos paióis
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado
Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos
Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós,
Senhor,Que me fizeste necessário e humilde
Sou o milho.
Cora Coralina