1.28.2008

Comidas dos que reunem

Enquanto nós brasileiros reunimos para um churrasco no fim de semana, os espanhóis quando se juntam fazem uma paella. É um prato bem gostoso e ao contrario de lá a gente nunca tem sobrando frutos do mar ( lá deve ser bem barato) e compramos os itens. O que a gente não sabe, é que pela história do prato, que foi inventado pelos séculos XV ou XVI, é que entram ingredientes como coelho e a perdiz, típicos da região Valenciana de quando os homens voltavam das caçadas. Acredito que o que faz a diferença é o uso do verdadeiro açafrão e o ponto do arroz(mais para cru do que al dente).
Na Espanha, a paella é preparada tradicionalmente pelo homem - e só excepcionalmente pela mulher. Cozinhavam tudo ao ar livre no fogão de lenha e, portanto, longe da cozinha, território tradicionalmente feminino. O resultado? Uma alquimia opulenta, aromática (nos primórdios, utilizava-se a madeira de laranjais, daí seu perfume incomparável), feita especialmente "por ellos pa'ellas". Mas cuidado: a pronúncia correta é algo próximo de "pa-ê-ia", jamais "paeja", como argentinos e uruguaios costumam pronunciá-la, para horror dos espanhóis de origem.
A combinação
cítrico e frutado: só ele mesmo: chardonnay(AMO!) com o prato.
O porque do arroz em cruz ninguém soube explicar mas, sempre é bom manter a tradição. Vai que dá errado...


La mesa!!
Y
La recetta:

- azeite extra-virgem
- 1 cebola média picada
- Meia cabeça de alho picado
- 200 g de coxa de frango cozida
- 100 g de fava
- 200g camarões rosa
- 200 g de lula cortada em anéis
- 1 pimentão amarelo e 1 vermelho cortados em tiras
- 200 g de polvo cozido
- 8 mexilhões abertos
- 8 camarões-VG grandes
- Cebolinha verde picada
- 400 g de arroz agulhinha
- 1 pitada de açafrão (o de verdade!!! sim, além de gastar uma BABA na peixaria, você ainda terá que gastar mais uma graninha no original para fazer a diferença)
- 1 cálice de vinho branco
- 200 g de vagem
- 2 tomates picados
- 800 ml de caldo de peixe


Modo de Preparo


Para o caldo de frutos do mar:
(consiste no cozimento do camarão, das cascas do camarão, mexilhão)


Primeiro, coloque o azeite na frigideira que já está quente.
Depois, jogue a cebola e o alho para dourar.
Mexa um pouco e acrescente os tomates as tiras de pimentão.
Em seguida, coloque os cubos de frango
Adicione a lula, crua também, e depois os pedaços de polvo já
cozido.
Agora a fava e a vagem.
Uma colher de sopa rasa de sal é suficiente, acerte aos poucos.
Para dar mais um gostinho, rale um pouco de pimenta-do-reino
sobre a paella e despeje o arroz.
Mexa levemente para misturar bem os ingredientes.
No final, coloque uma pitada de açafrão, o vinho branco e o caldo
de peixe.
Mexa devagar e tampe a panela para cozinhar.
Quando a paella estiver borbulhando, pronta, é hora de decorar.
Você pode começar pelos com os camarões VG (grelhados antes) e depois os
mexilhões cozidos dentro da casca.
Se quiser, você ainda pode usar salaminho ou linguiça portuguesa
nessa decoração.
Ah, não esqueça de espalhar a cebolinha verde.

La Mesa!

1.27.2008

Domingo é dia de ...


Quando eu penso em domingo eu penso em:


* Café da manhã gostoso


* um dia de praia e tudo que tem direito(bixcoito "O Globo" mate de galão (imundo), sucolé do Claudinho etc..)


* Corrida na Lagoa com música alta e coco gelado


* Almoço light ou extremamente heavy metal







Na realidade, para cada pessoa, tem uma coisa importante que lembra domingo mas , tem uma que é quase unanimidade nas casas brasileiras(irei checar se no exterior também, prometo contato, soon) que é a famosa pizza!


e ela é reina de maneira absoluta. É companheira do Domingão, do Fantástico, e da coca cola.


Suas variações seguem os gostos. Em um fim de semana posso citar três diferentes:


Ontem fui na pizza hut, achei bem bacana , estava com saudades. eles colocam agora uma pizza com a borda recheada de mussarela e com alho torradinho por cima da borda. Adorei! Mas, definitivamente, tudo que tem lá tem o mesmo gosto.


E o outro exemplo é que com as deliciosas "invasões" paulistanas na nossa noite carioca, veio o Brás, que essa sim, é par perfeita com o domingo. Combina com o cara que tá duro e com o cara que é chicão. Só tem que ter coragem para enfrentar a fila, que é vergonhosa! 2 horas de espera! mas, tem um deli chopp "pão" - tkx Tuca pela dominação. É o Brama Black, que é pesado mas ao mesmo tempo leve, é meio complicado de entender. Só provando para vocês verem do que falo!

Ah, e tem o azeite, que é tudo de bom!!!

1.24.2008




Feijoada Completa
Chico Buarque


Composição: Indisponível


Mulher

Você vai gostar

Tô levando uns amigos pra conversar

Eles vão com uma fome que nem me contem

Eles vão com uma sede de anteontem

Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão

E vamos botar água no feijão

Mulher

Não vá se afobar

Não tem que pôr a mesa, nem dá lugar

Ponha os pratos no chão, e o chão tá posto

E prepare as lingüiças pro tiragosto

Uca, açúcar, cumbuca de gelo, limão

E vamos botar água no feijão



Mulher

Você vai fritar

Um montão de torresmo pra acompanhar

Arroz branco, farofa e a malagueta

A laranja-bahia ou da seleta

Joga o paio, carne seca, toucinho no caldeirão

E vamos botar água no feijão



Mulher

Depois de salgar

Faça um bom refogado, que é pra engrossar

Aproveite a gordura da frigideira

Pra melhor temperar a couve mineira

Diz que tá dura, pendura a fatura no nosso irmão

E vamos botar água no feijão


1.18.2008

Bota o Ray ban!!!!!!!

7 coisas que você não sabia sobre mim:

1* Odeio Atum. Acho que o gosto desse peixe (principalmente ele enlatado) contamina tudo, até a alma se duvidar.
2* Acho péssimo catupiry, e acho pior ainda os wanna be catupiry(leia-se requeijão). Estraga a comida, não deixa a tal cremosidade que querem. E os pobres acham chique tudo que leva isso!
3* Tenho um pouco de medo de comidas apimentadas, se é que você me entende. Comer e morrer.
4*Confetti,disquetti e m&m´s me fazem muito mas, muito mesmo feliz
5* A cada dia que passa, gosto menos de cerveja e gosto mais de proseco(é que to ficando fina, gente!)
6* Eu tenho medo mas, muito medo mesmo de cozinhas clean. Branca então, é a morte. A bagunça das cores é fundamental para uma E ainda tem gente que diz que o branco é o novo preto!(ah what?????)
7* Não sei muito bem os cortes de carne. As pessoas não chegam a um ponto comum e eu fico louca, totalmente insana com isso.

1.14.2008

Isso sim é Al Mare !


Salvador desde que o Brasil é Brasil, é uma cidade que dita regras novas ao nosso país. Foi nossa primeira capital trazendo a modernidade européia para o novo continente sabendo mesclar em doses proporcionais as raízes indígenas locais e os sabores novos vindos da Europa e da África . E, como não podia deixar de ser, é lá que encontramos um sushi com a cara de Salvador: moderno e tradicional ao mesmo tempo. O nome é Soho e o local é a Marina. Sim, os soteropolitanos inovaram até nisso. Fizeram na Marina vários restaurantes bacanas e da moda e com a cara do seu povo. O local é maravilhoso e você se sente literalmente com os pés sobre o mar. É uma delícia. Sabe quando tudo combina? Pois é, a comida 10, atendimento melhor impossível, higiene para deixar qualquer doutor bactéria de queixo caído(quem trabalha com um produto tão perecível, com microbiota rica sabe do que falo) e a paisagem. Cara , a paisagem é inexplicável! Vale muito a pena!!

Avenida Contorno, 1010, Bahia Marina, Comércio. Salvador, Bahia!

Eles colocam um aviso, já que é em cima do mar o restaurante!Muito chique né?? Al Mare é isso não um restaurante carésssssimo em que o mar fica em segundo plano.

Galera atacando os combinados escolhidos pelo chef. Sim, é surpresa o uqe você come!

Mudança!

Nilton Bonder é meu ídolo do momento(e acho que pra sempre porque o cara é bacana demais da conta). Estou lendo o novo livro dele " O Sagrado" ´vale super a pena para quem acredita em Deus e no plano que ele traça para cada um de nós. Mostra que esses livros de auto ajuda, são bobagens. O que vale mesmo é a fé. Falando nele, e aproveitando o momento meio heavy metal que tô passando na minha vida, aproveito para reforçar a minha crença em Deus com a seguinte frase do N.Bonder para o início do ano Judaico que estamos.

O pensamento leva à palavra, a palavra leva às ações, as ações levam ao caráter e o caráter leva ao destino. E com este pensamento (ou este destino), começo este ano.

1.04.2008

Bacalhau dos deuses


Segundo a mitologia grega, Adônis era um jovem muito bonito, que nasceu das relações incestuosas que o rei Cíniras de Chipre manteve com a sua filha Mirra.


A deusa grega Afrodite, do amor e da beleza sensual, apaixonou-se por ele. No entanto, o deus Ares, da guerra, amante de Afrodite, ao saber da traição da deusa, decide atacar Adônis enviando um javali para matá-lo. O animal desferiu um golpe fatal na anca de Adônis, tendo o sangue que jorrou transformado-se numa anêmona. Afrodite, que corria por entre as silvas para socorrer o seu amante, feriu-se e o sangue que lhe escorria das feridas tingiu as rosas brancas de vermelho. Outra versão da mito conta que Afrodite transmutou o sangue do amado numa anêmona. O jovem morto desceu então ao submundo, onde governava ao lado de Hades a esposa dele, a deusa Perséfone – a rainha do submundo, que também apaixonou-se por ele. Isso causou um grande desgosto em Afrodite, e as duas deusas tornaram-se rivais.


Inicialmente, Perséfone, compadecida pelo sofrimento de Afrodite, prometeu restituí-lo com uma condição: Adônis passaria seis meses no submundo com ela e outros seis meses na Terra com Afrodite. Cedo o acordo foi desrespeitado, o que provocou nova discussão entre as duas deusas, que só terminou com a intervenção de Zeus, que determinou que Adônis seria livre quatro meses do ano, passaria outros quatro com Afrodite e os restantes quatro com Perséfone. Adônis tornou-se então símbolo da vegetação que morre no inverno (descendo ao submundo e juntando-se a Perséfone) e regressa à Terra na primavera (para juntar-se a Afrodite). Deus oriental da vegetação, divindade ctônia (que cumpre o ciclo da semente).


Depois dessa breve revisão histórica, vou dar a dica de hoje: é um bacalhau dos deuses. Capaz de provocar reações parecidas como a de Ares só que positivas. Fica num boteco lá em Benfica, com chope gelado em serpentina de 90 m (!!!) e cremoso no último , você nem sente e bebe literalmente como água, ainda mais no calor carioca. O Bacalhau tem várias versões, das mais calóricas e elaboradas a apenas grelhado. Porções generosas e preço justo. Definitivamente, deixa muito bar da zona sul no chinelo tanto pelo atendimento quanto pela comida. Depois, é só dar um pulo na CADEG e comer os docinhos do Eurico(um Sr Português que tem uma barrraquinha lá) e dançar com os portugueses o vira.

ps: A foto é do marcosrs( as minhas vou adicionar depois!) e a revisão histórica wikpédia.

Vai lá:

Bar Adonis

Rua São Luiz Gonzaga, 2156, loja A, Benfica, 3890-2283 (100 lugares). 7h/23h (seg. a sáb.)

1.03.2008

News from Salvador

Primeiro dia de trabalho do ano. Sono e cansaço mas, a certeza de ter passado um dos melhores reveillons da vida. Virou o ano porém , infelizmente as mesmas chatices da vida continuaram e , essa noite um mané ficou passando trote lá pra casa de madrugada. Será que tem ainda gente que acredita nesses sequestros?? um saco. Mas, C´est la vie. E como cheguei de Salvador, tenho um tanto de dicas que vou postar durante a semana.

A primeira dica é a praia do Forte além de linda, ecologicamente correta( é base do projeto Tamar Bahia) ela tem um bar que dá o que falar: Bar do Sousa.Um bar feito por quem entende de público: 2 ex garçons e vendedores de cerveja da "área". Tem tudo que um boteco de praia precisa: comidinhas boas, cerveja gelada e batidinhas com frutas brasileiras que não temos no sudeste. Tomei uma de coco e as comidinhas mais pedidas na mesa foram o bolinho de peixe(foram mais de 40!!!) e a casquinha de siri. Esta, foi a verdadeira casquinha de siri, sem qualquer enganação de peixe desfiado, maionese e queijo ralado de quinta. Uma casquinha honesta e com gosto e tempero da Bahia. Vale a pena!



Casquinha de siri


25 casquinhas de siri, limpas e secas
4 colheres de azeite de oliva
½ xícara (100g) de cebola bem picada
4 dentes de alho bem picados
3 tomates médios (300g), sem sementes, cortados em cubinhos pequenos
1 pimentão verde grande (200g), sem sementes picado em cubinhos pequenos
2 colheres de sopa (15g) de coentro picado
500g de carne de siri cozida
1 colher de sopa (10g) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto
½ xícara de leite de coco (120ml)
¾ xícara de farinha de rosca (75g)
2 colheres de sopa (30g) de manteiga gelada, cortada em pedacinhos


Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Numa panela, coloque o azeite, leve ao fogo alto e deixe aquecer.Junte a cebola, o alho, o tomate , o pimentão e o coentro e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Abaixe o fogo e acrescente a carne de siri, a farinha de trigo o sal e a pimenta do reino a gosto, misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o leite de coco e misture novamente. Tire do fogo. Recheie as casquinhas com a mistura preparada. Polvilhe com a farinha de rosca e por cima distribua os pedacinhos de manteiga. Coloque em uma assadeira , leve ao fogo pré-aquecido e deixe ficarem bem quentes. Tire do forno passe para um prato de servir e leve.
Vai lá!!
Bar do Sousa
Alameda do Farol, s/n - Projeto Tamar - Praia do ForteTelefone: 3676-1262 Horários: Segunda a domingo, das 10h às 18h30.