11.30.2007

homenagem


Ao ler o blog da Andrea(andrearodrigues.blogspot.com). Olha o que encontrei?

Tudo a ver com minha estória de vida né? CISV, nutri, comida...

choc,choc....

É incrível como algumas pessoas traduzem em pequenos versos palavras que buscamos para traduzir sensações. Neste poema Fernando Pessoa fala bem sobre o extase de uma pessoa que realmente ama chocolate.Será por isso que gostei tanto??

Tabacana
Come chocolates, pequena;Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões tôdas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de fôlha de estanho,Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.

Fernando Pessoa

Fresh for you...



Certas pessoas conseguem mudar o bom para melhor. Trabalho com uma menina que ama de verdade o que faz. é a Maria Dolores, ela é saladeira daqui, é super exigente no que faz e o que é bem raro: ela busca melhora constante no seu trabalho. Ao adicionar hortelã na salada, ela a reinventou que fica deliciosa e que ganhou o nome ideal: REFRESCANTE. Experimente!


Salada de beterraba, Abacaxi e hortelã


Ingredientes:


abacaxi

azeite
beterraba
sal
hortelã(toque da Dodô!!!)


Preparação:

Descasque e cozinhe as beterrabas.

Corte-as em quadrados pequenos e reserve.

Descasque e corte o abacaxi em pedaços pequenos e misture-o às beterrabas reservadas. Tempere com azeite e enfeite com salsa picadinha, a seu gosto. Se preferir, cozinhe as beterrabas com casca.(mantém as vitaminas melhor!!)

11.27.2007

Thanksgiving!

Enquanto nós já sofremos o calor de uma primavera com cara de verão , típicos carioca, os americanos já estão sofrendo com o frio do hemisfério norte. E, os americanos que são em sua maioria protestantes, na quinta quarta feira do mês de novembro agradecem por suas graças alcançadas e pela colheita do ano. Este costume veio com os ingleses no século XVII. O curioso é que se a colheita não fosse boa, era cancelado o feriado.
Já a tradição de comer peru não se tem dados históricos (nem no nosso Natal tem um porquê). Mas, mesmo assim, é uma oportunidade para comer a carne tenra do peru sem se sentir culpado pela comilança!

11.17.2007

Rocamboles e Amores

Como já dizia C.Lisboa, rocamboles e amores necessitam de certos cuidados com o fogo alto.

Fiz um rocambole de morangos em Tere outro dia para aproveitá-los que já estavam ficando moles com a virada do clima. Na hora agá, cade os morangos??? não deu! e virou um rocambole com creme patissiere , amendoas e porto. Porque a vida com improvisos é bem melhor....
Um dia melhoro as fotos , prometo!!

RioShow gastronomia!!!!!



Yes, e eu fui convidada! Muita tensão de encarar uma festa com todas as celebridades cariocas da alta(Quaresma,Troisgois, DeMeyer blablabla),média e baixa(eu!!) gastronomia.E eu fui, linda e poderosa, no menu, coisa simples ,fofas (por estarem bem decoradas) e bem gostosinhas. Polenta com gorgonzola, creme de gorgonzola, rolinho primavera, camarão com capim limão. E, o principal, amigos velhos e novos. reencontrei o Vicente que é do Eça(CHIQUERESSSSIMO!), o Eduardo(finalista do concuro) e conheci a outra finalista, Mariana que também é nutri, não é o máximo? A Jú e a Carol do Malagueta também estavam lá , clicando tudo e divulgando os filme, mto jóia mesmo.
Degustação de Queijos e Vinhos na sexta!


11.11.2007

Você tem fome de que?

No dia 16 de outubro, foi comemorado o dia mundial da alimentação. Essa data foi criada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) para lembrar as pessoas de todo o mundo da importância que todos temos a uma alimentação adequada e equilibrada respeitando as leis da nutrição.
Cada ano, um tema é focado para alertar sobre as questões da fome mundial. Este ano, o tema é Direito à alimentação que tende a mostrar que todos devem ter um acesso regular, permanente e livre para se alimentar adequadamente e qualitativamente.
Além disso, acredito piamente na importância de se respeitar as tradições culturais e familiares. Cada povo, da sua maneira, equilibra a própria alimentação. Os japoneses, por exemplo, são capazes de comer arroz em todas as refeições do dia. Já nós, brasileiros, praticamente só combinamos o arroz com o feijão no almoço e jantar.
Porém, existe um alimento que reina em todos os povos: o pão. Ele que é considerado a fonte da vida, já foi usado como símbolo religioso e representante da fartura. Onde se tem pão, tem-se vida. Nutricionalmente é rico em carboidratos e fibras(se feito com farinha integral) que são ingredientes chave para termos energia. Ele pode ser base para qualquer refeição e receitas variadas não faltam. Minha sugestão é sempre optar por elementos integrais- seja a aveia, centeio, linhaça ou fibra de trigo, por exemplo. Já que eles irão alimentar e nutrir de uma forma mais positiva. Deixo então, uma receita de um pão de vários cereais e sem gordura. Experimente com uma geléia de uma fruta da época- as jabuticabas essa época, estão maduras e doces- e um chá verde. Suas tardes nunca mais serão as mesmas.

Pão de cereais
q 250 g de trigo comum
q 250 g de trigo integral
q 250 g de centeio
q 4 colheres de germe de trigo
q 4 colheres de linhaça
q 4 colheres de gergelim
q 4 colheres de semente de girassol
q 4 colheres de fibra de trigo
q 4 colheres de aveia
q 2 colheres de açúcar mascavo
q 11 g de fermento biológico
q 600 ml de água morna
q Sal a gosto
Modo de Preparo:
1. Misture bem todos os ingredientes secos. Dissolva o fermento em uma parte da água. Acrescente a mistura e vá acrescentando a água (até dar o ponto de soltar das mãos, pode precisar de mais ou não usar toda a água).
2. Deixe descansar envolto em um pano úmido até dobrar de tamanho.
3. Enforme e leve ao forno por 1 hora.
4. Desenforme o pão e embrulhe novamente em um pano.
5. Deixe descansar por 1 hora.Obs: Caso queira, pode colocar passas, castanha do Pará, etc. Também fica gostoso.

11.04.2007

A penicilina cura o homem mas, o vinho o deixa mais feliz


Com essa frase, Fleming, inventor da penicilina que revolucionou a medicina, parece que traduz bem o sentido de tomar um vinho. Ao ir o Patrick semana passada, lendo o cardápio vi essa descrição que mostra tudo isso, de toda a importancia dada a melhor bebida que há(depois da água, claro). Acredito em um bom vinho, já harmonização tenho lá minhas dúvidas. mas essa já é outra discussão..